quarta-feira, 23 de junho de 2004

Ciau!

Mais uma favorita a caminho de casa. Depois da Espanha é a vez da Itália fazer as malas e rumar a casa. Contra todas as previsões os dois apurados deste grupo são as equipas nórdicas, Dinamarca e Suécia.

Enquanto que a Dinamarca já sabe que vai jogar os quartos-de-final com a República Checa, a Suécia fica à espera do desfecho do grupo D para saber o seu adversário. Alemanha, Holanda e até a Letónia lutam pelo segundo lugar desse grupo e pela última vaga nos quartos-de-final.

A Suécia e a Dinamarca são no meu entender justos apurados que mostraram argumentos para deixar a Itália para trás e que só se pode queixar de si própria.

Este grupo vai ficar marcado pela polémica dos pontos. Havia a suspeita que no jogo do Bessa se pudesse jogar para o empate a 2 bolas. Acabou por ser este o resultado, mas, e eu segui este jogo com mais atenção que o da Itália e, tenho muita dificuldade em acreditar que tenha sido um resultado fabricado.

Ainda para mais, o 2-2 não garantia o apuramento às duas equipas. Se a Suécia estava mais descansada por causa de ter um bom goal-average fruto da goleada à Bulgária, a Dinamarca mesmo com este resultado podia ter sido eliminada. Bastava que a Itália tivesse marcado mais um golo e tivesse ficado com a mesma diferença de golos e número de golos marcados. Se isto acontece o desempate seria feito através do "desempenho no apuramento para o Campeonato do Mundo de 2002 e UEFA EURO 2004", onde a Itália tinha vantagem. Pode-se dizer que Itália foi eliminada por um golo.

Ranking e coeficientes das duas equipas como pode ser visto aqui.
05. 2.313 - Italy
11. 2.056 - Denmark

Sem comentários: